sábado, 10 de novembro de 2012

Desculpa?

Desculpa? Desculpa? Desculpa? ...

Desde sempre isso aconteceu, mas recentemente, as pessoas estão me pedindo desculpas mais frequentemente, o que está me fazendo não aceitar mais desculpas de ninguém.
Não estou desculpando mais ninguém, pelo motivo principal de, muitas vezes a pessoa nem saber pelo quê está se desculpando, não estar arrependida de verdade, e por não mudar nada caso eu desculpe.
Insistem em me magoar, me machucar, decepcionar, e muitas outras coisas que me deixam mal, confiando que uma simples palavra vai fazer sumir todas as memórias ruins e feridas causadas... Não! E apesar de minha memória ser muito ruim, incrivelmente as coisas que as pessoas me fazem de ruim, eu sempre lembro. Não que eu queira, ficar guardando mágoas e tal, mas é que as pessoas que mais me pedem desculpas, sempre acabam me machucando da mesma forma... Então, pra que vou desculpar uma pessoa que daqui uns dias vai fazer a mesma coisa que fez elas se desculparem comigo?

É óbvio que eu vivo pedindo desculpas, pra muita gente, mas na maioria das vezes que eu peço desculpa de algo, sei exatamente o que fiz, e que foi errado, quando não sei o que eu fiz, eu às vezes peço desculpa também, mas deixo claro para a pessoa que não sei o que eu fiz de mal, e espero a pessoa dizer... E algumas vezes também peço desculpas, tendo comigo que a culpa não é minha, mas também deixando isso claro pra pessoa. Se tem uma coisa que é muito ruim ser obrigado a fazer, é pedir desculpas, tendo consigo mesmo que a culpa não é sua, só para poder ficar bem com a pessoa.

É muito triste que as pessoas não saibam reconhecer os próprios erros, se desculpar verdadeiramente. Usam essa palavra como um simples 'esquece o que passou?'. Não é tão fácil. É quase igual aquele ditado "Quem bate, esquece. Quem apanha, não.". E eu sei que isso deve acontecer com a maioria das pessoas. Por mais que desculpem, sempre lembram do que a pessoa fez...

Pode até ser que entre todas as desculpas, que todas as pessoas vivem me pedindo, tenha algumas que sejam sinceras, que a pessoa sabe mesmo pelo quê está se desculpando, e está realmente arrependida. Mas se as mesmas pessoas, vivem se desculpando pelas mesmas coisas, como vou acreditar que a pessoa sabe o que fez, ou que está mesmo arrependida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário